Os fatores que causam as aftas ainda são desconhecidos, porém sabem-se as ligações e o que pode ocasioná-la, elas podem ter tamanhos e serem diferentes de acordo com o fator influente, por menor que seja é algo que incomoda muito, pode arder, doer, sangrar e até ocasionar pus e secreção, existem diversas soluções para a afta desde as caseiras até as clinicas recomendadas pelo médico, ambas podem dar certo, mas é preciso procurar o diagnostico correto e procurar o tratamento devido caso ela persista, geralmente feridas na boca costumam se cicatrizar com mais rapidez do que em outras partes do corpo, se em até dez dias ela não desaparecer não deixe de procurar ajuda médica.
As aftas também são chamadas de ulceras orais, as causas mais comuns são infecções, lesões, alimentos como abacaxi e limão (geralmente os ácidos), estresse, medicamentos, distúrbios hormonais, predisposição genética entre outros. As aftas são classificadas como primárias, secundarias e estomatite aftosa recorrente.
• Primárias: são aquelas em que o fator causador se encontra dentro da boca como antisépticos bucais, balas, medicamentos retidos, substâncias causticas, escovação, vírus, certos alimentos, radiações, entre outros.
• Secundárias: são aftas causadas por reações alérgicas, ausência de nutrientes, reações toxicas, doenças no sangue entre outras.
• Estomatite aftosa recorrente: geralmente ocorre em pessoas com predisposição genética com quadros de estresse, irritabilidade, distúrbios emocionais entre outros, pode ocorrer com mais freqüência nas mulheres.
Para classificar a afta é preciso do diagnostico que somente o médico poderá detectar muitas vezes a afta pode ser comum na maioria das pessoas tanto em homens como mulheres e o que ocorre muitas vezes também é a confusão entre as aftas com bolhas de herpes e as ulceras traumáticas e para cada caso é preciso um tratamento diferente, no caso a herpes pode apresentar as mesmas características e se parecer com uma afta, porém é um vírus que necessita de cuidados especiais e tratamento devido, já as úlceras traumáticas são feridas formadas por próteses mal posicionadas, deterioradas, cortantes, aparelhos de correção dentária entre outros, a afta pode ser simples como pode também causar uma infecção grave se não tomado as devidas recomendações.
Não há como se prevenir das aftas o que deve ser feito é o tratamento, o cuidado com a higienização para evitar infecções e procurar orientação para aliviar a dor. O mais ideal é manter a higiene bucal devida e não abusar dos antisépticos bucais, enxaguar muito bem a boca com água tratada, cuidado com alimentos muito doces, quentes, frios, picantes e ácidos além de poder causar as aftas eles podem piorar as que já têm ir pelo menos três vezes ao ano ao dentista ou fazer limpezas a cada três meses também ajuda a prevenir as aftas e cuidar de sua saúde bucal. Garanta qualidade de vida através de bons hábitos cuidar da sua boca é um fator muito importante para ter mais saúde, através da boca é possível desenvolver muitas doenças e também diagnosticá-las.
COMO PREVENIR AFTAS
Muitas pessoas sofrem com o aparecimento freqüente de aftas e por culpa disso apresentam dificuldades para mastigar, morder e até mesmo para engolir. As aftas aparecem por diversos fatores como, por exemplo: alterações hormonais, trauma, estresse, alergia a alimentos, alterações imunológicas e até mesmo por um déficit nutricional, principalmente pela falta de algumas vitaminas. As aftas são pequenas bolinhas ou feridinhas que contém um conteúdo claro que ao longo do tempo se arrebenta e vai se formando pequenas feridas dolorosas. A afta também é conhecida como estomatite aftosa. Elas são manchas brancas ou amareladas que aparecem na mucosa da boca, lábios, língua e gengivas e causam um desconforto e dor na hora de nos alimentarmos. Elas podem durar um dia, uma semana e até mesmo durante um mês nos casos mais graves. Se você sofre deste problema freqüentemente, saiba como evitá-lo. A prevenção é feita através de uma boa alimentação com a ingestão de muitas vitaminas, principalmente as vitaminas riboflavinas ou vitaminas B2, as quais são responsáveis na prevenção do aparecimento de aftas e de fissuras nos lábios. A vitamina B2 está presente em alguns tecidos do corpo como rins e fígado, mas ela não está armazenada de forma marcante. Há também alguns microorganismos que estão presentes em nosso intestino que conseguem produzi-la, porém em quantidades insuficientes para o nosso organismo. A vitamina B2, na qual o nosso organismo consegue aproveitar vem dos alimentos. Então se a alimentação é pouco variada ou deficiente de vitaminas faz com que apareçam as indesejáveis aftas nos lábios, gengivas e até mesmo no céu da boca. Grande parte dos alimentos contém vitamina B2 em sua composição, mas as quantidades são muito pequenas, então se você quer se prevenir das aftas deve ingerir esta vitamina em dose suficiente, então veja aqui os alimentos que mais contém vitamina B2: Leite fresco ou em pó, queijos como ricota, requeijão ou cheddar, iogurtes, ovos, carnes magras e vegetais verdes. As vísceras dos animais como rins e fígados também contém uma boa quantidade de vitamina B2, porém contém também maior quantidade de gordura saturada e colesterol, por isso devem ser consumidos com moderação. A recomendação diária da vitamina B2 é de 1,3 mg. Mas, além da vitamina B2, encontramos ajuda no combate contra as aftas é a vitamina C, porém ela não tem a capacidade de curar as aftas, mas ela ajuda a prevenir o aparecimento das mesmas, pois ela estimula o nosso sistema imunológico e ainda promovem maior resistência as infecções. E, além disso, a vitamina C auxilia no processo de cicatrização de feridas e também do sangramento de gengivas. Para não faltar vitamina C no seu organismo, ingira frutas como limão, goiaba, acerola, manga, caju, morango, vegetais folhosos crus como couve-flor, couve e brócolis e legumes como tomate e pimentão.